junho 10, 2005

Bandeira Nacional

Hoje, dia de Portugal, decidi ir investigar a nossa bandeira. Estou farto que me perguntem o significado dos vários elementos da bandeira e de não saber exactamente o que representam... Por vezes confesso que me arrisco a saltitar entre o sangue derramado pelos soldados e pela conversa da esperança... Outras vezes recorro à estratégia mais fácil: CAGA NISSO E VAMOS MAS É COMER PASTEÍS DE BELÉM!
Fiquei a saber que após a revolução republicana, ao contrário do que esperava, houve grande polémica em introduzir a bandeira verde-rubra ou manter o tradicional azul e branco...
Cada hipótese teve muitos defensores e foram apresentados vários argumentos para a escolha das cores... Quem ganhou já todos sabemos! O que eu queria realmente partilhar era este "delicioso" argumento apresentado* para defender a manutenção do azul e branco: "É que a bandeira azul e branca" (...) "com o seu escudo e a sua disposição, é a única que o preto de África conhece como representativa da soberania de Portugal."

*Segundo pesquisa na Biblioteca Nacional: Figura cimeira do pensamento português, José Pereira de Sampaio (1857-1915) foi um dos mais lúcidos representantes do ideário republicano portuense.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

devia haver uma bandeira dessas
azul e branca c o escudo no meio em CARCAVELOS.

Miguel

02:20  

Enviar um comentário

<< Home